10 coisas encontradas na Antártida

10 coisas encontradas na Antártida

O Ursão encontrou diversas histórias em meio ao mundo do gelo, confira!

Apesar de não ser a terra natal do Ursão, a Antártida é tão gelada quanto a casa do nosso mascote favorito. Lá, a temperatura pode chegar a 50 graus negativos, caindo tanto, que em situações meteorológicas específicas, beira os 90 graus abaixo de zero, já imaginou?

E já que o universo congelante é mesmo a verdadeira paixão do Ursão, ele encontrou incríveis 10 coisas que foram encontradas congeladas nesse continente. Confira:

1. Crânios Alongados

Esses foram os primeiros restos humanos encontrados na região. É muito curioso, pois esses são semelhantes aos crânios encontrados em regiões como Egito e Peru. Será que essas civilizações se encontraram em terras geladas há milhares de anos?

Imagem de um crânio alongado

2. Meteorito

Graças a imensidão de gelo da Antártida, os meteoritos destacam-se ao cair sobre a superfície dessa região. Cerca de 90% dos meteoritos encontrados na Terra caíram nesse continente. Apesar de virem de tão longe e ficarem perdidos durante muito tempo, é possível estudá-los pois o gelo preserva os detritos espaciais e ainda os protege da corrosão.

Paisagem polar com meteoritos sobre o solo.

3. Fósseis

Toneladas de fósseis que datam milhões de anos já foram encontrados na Antártida, entre eles matérias de criaturas marinhas e dinossauros. Incrível, né?

Fóssil de um animal semelhante a um réptil de quatro patas e cauda.

4. Restos de animais não identificados

Ao encontrar esses restos animais, os arqueólogos perceberam que o fóssil era semelhante a um gato, porém que a espécie em questão botava ovos. Os cientistas acreditam que esse estranho animal migrou da África para lá em uma época de aquecimento global.

5. Cachoeira de sangue

Uma cascata belíssima rica em óxido de ferro compõe um visual único. Assim, faz com que a água pareça sangue jorrando pelas quedas em meio ao gelo.

Cascata de óxido de ferro que possui uma queda avermelhada em meio às geleiras.

6. Vales secos

Isso mesmo, na Antártida é possível encontrar vales sem uma gota de água sequer. Uma paisagem contrastante chamada Vale de Mucmurdo, os fortes ventos e a inexistência da água são uma combinação que fazem que essas condições sejam semelhantes as de marte.

Um vale seco em primeiro plano e ao fundo vê-se a neve.

7. Caixas de Whisky

Por mais de cem anos, essas caixas ficaram submersas no gelo. Descobertas por arqueólogos, o processo levou duas semanas e descongelou as 10 garrafas.

Caixas de madeira com a marca gravada na parte externa.

8. Um animal desconhecido

Com cerca de 20 cm, o pequeno fóssil possui ossos salientes e mandíbula retrátil. Os cientistas ficaram intrigados com tamanha estranheza do pequeno ser.

Fóssil de um animal desconhecido, semelhante a um peixe.

9. Lago subterrâneo

Há, aproximadamente, 400 lagos subterrâneos neste continente! Eles não congelam devido a pressão que sofre, permanecendo líquida mesmo quando está abaixo da temperatura de congelamento.

Lago subterrâneo que cria um ambiente todo azulado.

10. Navio congelado

O Endurance foi o navio que levou uma expedição que teve início em 1914, com o objetivo de atravessar os solos gelados do continente. No entanto, esse navio ficou preso no gelo e foi esmagado, mas mesmo assim parte da tripulação conseguiu escapar através de um bote e, mais tarde, o restante da equipe foi resgatado. O Endurance permanece congelado em meio às geleiras.

O Navio Endurance encalhado em meio a geleira.

Conteúdo referente ao vídeo Top 10 coisas misteriosas encontradas congeladas no gelo da Antártida