5 Curiosidades sobre a Antártida que você não sabia!

5 Curiosidades sobre a Antártida que você não sabia!

A região que contorna todo o polo Sul é extremamente congelante pois é formada por enormes geleiras. Essas características já são muito conhecidas, mas existem algumas curiosidades desse continente que muitas pessoas ainda não conhecem, por isso reunimos aqui 5 delas para te deixar por dentro desse universo congelante:

 

1 – O maior deserto do mundo

Com uma área de 14,4 milhões km2 , a Antártida é caracterizada como o maior deserto do mundo, devido ao baixo índice de precipitação. Com seu clima frio e muito seco, a região é formada por enormes geleiras onde já foram registradas baixíssimas temperaturas.

 

2 – O lugar mais frio da terra

Bem no meio da Antártida os cientistas descobriram a temperatura mais fria do mundo durante o inverno polar. As medições foram feitas recentemente a partir de um satélite que marcou -98ºC, sendo a extrema temperatura nunca antes encontrada e talvez a mais fria que podemos chegar (e eu achando que no Iceland era frio kkk).

 

 

3 – Uma cachoeira onde corre água vermelha

A cachoeira foi um mistério para os cientistas por muito tempo e somente no ano passado eles descobriram essa incógnita. A queda de água vermelha chama atenção com sua cor vibrante e possui mais de 30 metros de altura, localizada ao final de uma grande geleira. Segundo os pesquisadores, essa coloração ocorre pela grande quantidade de ferro presente na água.

 

4 – A temperatura mais alta registrada foi de 17,5ºC

Ela aconteceu em março de 2015, quebrando o recorde de 1974, quando a temperatura alcançou os 14,5ºC. Esse estudo foi feito com o objetivo de prever as mudanças climáticas dos polos, geradas de forma natural ou também pelo ser humano. Levando em conta que, devido ao aquecimento global, a cada ano surge uma nova temperatura recorde.

 

5 – Tão quente quanto um litoral

Há aproximadamente 40 milhões de anos atrás a região obtinha uma vasta vegetação e temperaturas com média de 10ºC. Segundo pesquisadores a Antártica que conhecemos se formou através de um resfriamento progressivo ao longo dos anos, nem dá para imaginar como era antes, não é mesmo?

 

Bom, vamos nos contentar com a Antártida que conhecemos hoje e aproveitar as baixas temperaturas para nos refrescar, já que o calor está chegando para ficar. Aqui no Iceland as temperaturas são negativas o ano todo, que tal curtir essa experiência congelante e sentir-se na Antártida?