A Origem das Esculturas de Gelo

A Origem das Esculturas de Gelo

As mais belas obras de arte.

Você já deve ter visto ou ouvido falar das incríveis esculturas de gelo espalhadas pelo mundo. E como nós do Iceland amamos as curiosidades do universo congelante, vamos conhecer um pouco mais sobre essas belas obras de arte.

Acredita-se que essas esculturas tenham nascido na antiga China, quando os chineses criavam moldes de gelo, tirado de um balde, para utilizarem como faróis. Dessa forma, eles faziam um buraco no molde e colocavam uma vela dentro, afim de iluminar as noites escuras de inverno.

A partir daí, as técnicas de esculturas foram sendo aprimoradas, levando-se em conta a espessura, a qualidade do gelo, a opacidade, e estas se tornaram obras magníficas que, hoje, encantam o mundo todo.

São diversos os tamanhos e formatos e a criatividade é o elemento que traz todo o charme e beleza a essas esculturas. Muitas delas são exibidas alguns festivais específicos de inverno, um deles acontece na cidade de Harbin, na China, considerado o maior festival de escultura de gelo e neve do mundo. O evento reúne as criações de vários artistas, de doze países diferentes, trazendo desde estátuas e escorregadores de 340 metros de comprimento, à gigantes castelos de gelo. Com sua primeira edição iniciada em 1985, o festival teve como inspiração os antigos faróis usados para iluminar a cidade. Este ano o evento comemora seu 35º aniversário e com isso apresenta cerca de 100 marcos históricos.

 

Agora que conheceu um pouco mais sobre as esculturas, o Ursão te convida para viver uma incrível experiência congelante no Iceland. Aqui você pode aproveitar temperaturas abaixo de 0º e ainda curtir com os amigos em escorregadores e apreciar esculturas feitas inteiramente de gelo.