IGLU: O abrigo congelado que esquenta!

IGLU: O abrigo congelado que esquenta!

As famosas construções feitas em blocos de gelo já marcaram presença em diversos filmes e desenhos animados, nos fazendo ter uma proximidade com essa casa de inverno. Comuns no extremo norte do nosso planeta, os iglus possuem características muito particulares que ajudam as pessoas que precisam sobreviver nas baixas temperaturas.

A população indígena esquimó que habita as regiões árticas é conhecida como inuítes e ao longo do tempo desenvolveram habilidades que os fazem suportar a época de inverno, com temperaturas que podem alcançar até 20ºC negativos. Muito frio né?

O iglu foi uma alternativa muito eficaz para garantir a sobrevivência durante a estação, por mais que seja muito contraditório dizer que uma casa de gelo te abriga do frio, é exatamente assim que acontece. A curiosa engenharia desses abrigos permite que o frio externo não entre e garante a estabilidade da temperatura dentro do ambiente.

As várias tentativas fizeram com que os inuítes encontrassem a neve ideal para montar o iglu e as técnicas certas para cortar os blocos de gelo. Os procedimentos seguidos à risca garantem que a casa não desabe e o grande segredo é manter frestas para que o espaço fique iluminado e arejado, sem deixar as baixas temperaturas invadirem.

O formato semiesférico do iglu é garantido pela forma de espiral em que os blocos são empilhados e isso contribui para a estrutura manter uma temperatura até 20ºC mais quente do que a exterior. Na entrada do iglu, é construído um pequeno túnel para impedir que o vento chegue até o interior. Curioso não?

 

Que tal ter a mesma sensação de estar dentro de um iglu? Aqui no Iceland você pode!
O Ursão te espera para essa aventura congelante!