Treinando no Frio: Esportes praticados no gelo

Treinando no Frio: Esportes praticados no gelo

A maioria das pessoas tem pavor de se exercitar no frio, isso porque o nosso corpo exige um esforço maior para se aquecer e, como consequência, se movimentar com mais facilidade. Mas existem modalidades específicas que exigem deixar essa preguiça de lado, porque são praticadas no gelo ou na neve. O Ursão nos contou quais são e suas características, você teria coragem de praticar alguma delas?

 

Snowboard

Este, talvez, é o esporte na neve mais conhecido que existe, o Snowboard se caracteriza pelo uso de uma prancha, onde o atleta se equilibra e desliza na neve, em estações de ski específicas ou nas próprias montanhas nevadas, o chamado “fora-de-pista”. O Snowboard tem uma semelhança com o skate e o surf, por isso é muito procurado pela radicalidade que proporciona aos seus praticantes. As competições desse esporte consiste na quantidade de manobras que o atleta consegue desenvolver, a dificuldade é a velocidade que a prancha alcança durante o trajeto.

 

Hóquei no gelo

A coletividade marca o esporte, que é praticado por times de 6 jogadores que patinam numa pista de gelo com o objetivo de movimentar, utilizando os tacos, um disco de borracha, o push, até a baliza do adversário. Cada gol equivale a 1 ponto e a equipe com maior número de pontos, vence. Os equipamentos de proteção são essenciais nesse esporte, pelo grande impacto entre os jogadores. Uma característica curiosa é que o Hóquei é um dos poucos esportes que permite a substituição de jogadores ilimitadamente durante a partida.

 

Curling

Pode parecer bem semelhante ao Hóquei, mas a dificuldade deste esporte deu a ele a fama de “xadrez humano”. No Curling, as duas equipes de 4 jogadores devem deslizar pedras de granito, pesando 20kg, por uma pista de gelo até atingir o alvo, ou chegar o mais próximo possível. Com estratégias bem traçadas, após o lançamento da pedra, os outros jogadores devem varrer o gelo pelo caminho que será percorrido, com o objetivo de diminuir o atrito com a pista, fazendo o granito ir mais longe.

 

Patinação Artística

Com o equilíbrio sobre os patins, a graciosidade marca o esporte em que os atletas devem realizar manobras e movimentos durante a patinação. As modalidades variam entre individual, em pares ou dança no gelo, cada uma deve seguir regras específicas que são avaliadas pelos jurados e contam na pontuação final. Os vestuário utilizado pelos atletas são um espetáculo a parte, cheios de brilho e com cores chamativas trazem ainda mais beleza para o esporte.

 

Bobsled

Um dos esportes em que a velocidade é a peça chave, o Bobsled consiste em uma corrida dentro de um trenó, realizada em pistas de gelo cheias de curvas. A equipe de 4 jogadores corre uma distância de 50m e pulam dentro do trenó, a partir da largada, o piloto assume o controle por meio de um mecanismo de direção e guia o trenó até a linha de chegada. Os equipamentos utilizados ajudam na prática eficaz do esporte, que são os tênis com mini-agulhas e os capacetes, similares aos do automobilismo.

 

Skeleton

A coragem dos atletas é ponto crucial no Skeleton, que consiste em uma corrida sobre um trenó, onde os atletas devem estar de barriga para baixo e cabeça para frente. Radical, não? Com os equipamentos adequados, as competições somam os tempos de quatro corridas cronometradas e o vencedor é o que fizer menos tempo no total. Os trenós podem chegar a 150km/h nas pistas íngremes, os atletas utilizam sapatilhas especiais para se manterem equilibrados e também após a chegada, para parar o trenó.

 

Cross Country

Praticados em superfícies onduladas, o Cross Country é praticado sobre esquis e com a ajuda de bastões e os atletas devem percorrer longas distâncias, dependendo da competição. Em diversas modalidades do esporte, individual e coletiva, o objetivo é cruzar o trajeto estipulado no menor tempo.

 

Salto com Esqui

O próprio nome já diz tudo sobre o esporte, o atleta deve esquiar em uma rampa íngreme e saltar o mais longe possível, aterrissando de forma equilibrada. Os juízes avaliam as performances de acordo com a categoria da competição, pode ser individual rampa normal, individual rampa longa e equipes rampa longa.

 

Esqui

Os atletas esquiam em pistas íngremes e com muitos obstáculos, os avaliadores verificam o desempenho na descida das rampas e as pontuações variam de acordo com as manobras e o desvio dos obstáculos.

 

Agora que você conhece alguns esportes praticados à baixas temperaturas, será que você teria coragem de se exercitar no gelo? Convite os amigos corajosos e venha testar seus limites no Iceland!